domingo, 22 de novembro de 2009

E-books de Filosofia

Aos interessados em Filosofia sugiro
o acesso á http://cafesfilosoficos.wordpress.com/e-books/ .
É possivel acessar excelente bibliografia nesta area do conhecimento.Lembrando sempre da necessidade de um leitor como o Foxit ou o Adobe.
Boas leituras!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Oniomania : freios e propósitos.

A oniomania é um distúrbio do controle dos impulsos onde o individuo é tomado por intensa ansiedade que se aplaca temporariamente por um comprar repetitivo. Quem sofre com este quadro está a mercê dos objetos : não os escolhe ,é escolhido por eles , sem necessariamente deles precisar. Costuma haver grande aflição e culpa posteriores ,como o obeso que se empanturra ás escondidas (de quem mesmo?) na madrugada. Fazer compras compulsivamente, te-las para si ou tirar esses objetos do mundo externo ou de alguém ,não importando se serão usados, pois geralmente não o são,este é o aspecto prazeiroso- sedativo passageiro destes atos.

A compulsão de repetição é assunto bastante explorado pela Psicanalise e mestre Freud via nesta experiência um gesto contrario á criatividade com seu sentido renovador, apontando dificuldades do individuo com a organização de seus impulsos. Mestre Jung pensou a compulsão como crise e oportunidade de compreensão de necessidades da alma não interpretadas e assimiladas adequadamente carentes de sentido e atendimento. Dentro de sua perspectiva simbólica ,para cada individuo com sua compulsão um propósito a ser desvelado ,caso contrario, repetição vazia feito o mitológico Sisifo a empurrar eternamente sua pedra para o alto.

É bem verdade que o auto-controle na atualidade é um desafio ao psiquismo de homens e mulheres expostos a violenta estimulação do consumo de bens,serviços e relações; tudo a prometer êxtases. A temperança e a contenção aparecem com freqüência como coisa de gente reprimida ou pouco esperta. Aprender a se refrear e conhecer o propósito dos atos parece ir na contramão da aceleração e da neofilia contemporânea , exige introspecção, uma certa calma e silencio para olhar para dentro .

Atualmente o tratamento medico convencional para as compulsões em seus diferentes graus se faz através de medicamentos que moderam a ansiedade , os que modulam o humor e os antidepressivos porém resultados mais positivos e duradouros ocorrem quando da associação com psicoterapia . Varios centros de tratamento em hospitais escola vem estudando o papel das técnicas cognitivo-comportamentais a exemplo do AMJO , Ambulatório do Jogo Patologico e outros Transtornos do Impulso do Hospital das Clinicas em São Paulo . Há estudos e programas que começam a observar a eficácia das terapias psicodinâmicas verbais associadas a técnicas expressivas como Sand-Play, trabalhos corporais,o uso de marionetes em técnicas psicodramaticas. Tenho conhecido casos onde compulsões moderadas responderam bem a associação de Acupuntura com psicoterapia. Como psicoterapeuta a observar o aumento expressivo deste sofrimento em pacientes que procuram ajuda ,penso que é fundamental acompanhar estas pessoas estimulando- as a ver a relação entre sua compulsão e sua historia pessoal , crenças, vazios e fantasmas.O trabalho com as imagens provenientes dos sonhos ,imagens evocadas a partir de manobras de relaxamento e exercícios respiratórios também são de grande valia para a compreensão do problema.

Freio e propósito para os atos : eis a questão!

Denise M.Molino.